Sociedade Esportiva Beneficente e Cultural Beira Mar


Oitenta e dois anos de Beira Mar Futebol. O Clube de futebol amador é um dos mais antigos de Santa Catarina.

O Beira-Mar Futebol Clube comemorou este ano 82 anos de atividades. No dia 3 de Maio de 1938 foi fundado, sendo registrados com fundadores Alcides Damázio dos Santos, Angélico Bernardino da Costa, Antônio José Domiciano, Bento dos Santos, Domingos Inácio de Souza, Evanhoé Soares (Vidinha), João Inácio de Souza, João Waldemiro Bernardo, José Joaquim Mafra (Zé Luzia), José Leite, Nicolau dos Santos, Nilo Waldemiro Bernardo e Sebastião João de Souza (Bastinho).

Segundo o escritor (e ex-presidente do Legislativo Penhense) Cláudio Bersi de Souza, o Estádio Domingos Aniceto da Costa foi construído logo após a fundação, por meio de um mutirão da comunidade, transformando em festa as tardes em Armação do Itapocoroy – conta o relato do livro “Penha em nova era”.

Álvaro Armando Balbinot foi goleiro do Beira-Mar e conquistou vários títulos. Em 1962 o time ganhou a Liga Itajaiense e no ano seguinte foi campeão do Campeonato Amador. “Disputamos oito partidas, empatamos a primeira, ganhamos as outras sete e fomos campeões invictos”, conta orgulhoso.

Com o título do amador, a equipe treinada pelo técnico Alcides dos Santos conseguiria o acesso para o profissional, o que não foi possível porque o Beira-Mar não tinha um estádio e muito menos condições financeiras de disputar futebol profissionalmente.

“A torcida comparecia em massa, pois naquela época só existia salão de baile e o futebol, sempre no domingo à tarde”, lembra Álvaro.

Foram muitas gerações e 3 Campeonatos Amadores da Liga Itajaiense de Desportos: 1963, 2014 e 2019. Foi a terceira vez que o Beira-Mar levanta o caneco da LID. A primeira vez foi em 1963, e dali só 51 anos depois, em 2014, veio o bicampeonato. Felizmente a espera para o terceiro título foi bem menor, vindo portanto, cinco anos depois. O presidente do Beira-Mar, Alexandre Antônio, o Xande, assinala que desde 2013 o clube passou a viver uma nova fase, que culminou não apenas nos títulos da LID, mas também a conquista de títulos na Copa Primavera, Copa Verão, título da Liga ACFAI, o trabalho de base na escolinha de futebol do Beira-Mar, a formação de um time de veteranos, e a participação ativa em diversas competições de futebol de praia, salão, suíço e até dominó, sempre levando em frente a marca Beira-Mar.

“Acho que esse título é o resultado da dedicação naquilo que acreditamos, no amor à Camisa, e as pessoas que são apaixonadas pelo clube”, aponta Xande. “Também tivemos muita ajuda dos torcedores, da família dos jogadores e equipe técnica, dos empresários, dos comerciantes e do poder público municipal. Quando se junta todos esses fatores não tem como não alcançar os objetivos, mesmos com as dificuldades financeiras que enfrentamos”, comentou.

Para o Prefeito Aquiles da Costa, o Beira-Mar faz parte da cultura e da identidade da cidade. “São 82 anos de tradição, uma agremiação onde passaram centenas de pessoas, como meu pai, o saudoso Zé Lídio, que tanto como jogador, quanto torcedor e vereador sempre procurou apoiar o clube. O Beira-Mar é um instrumento de união da comunidade, onde todos nos juntamos para apoiarmos os representantes da nossa terra em competições tão importantes como da LID. A conquista do Beira-Mar ajuda na divulgação da cidade e muito nos orgulha como penhenses”, disse.

Hoje, a Prefeitura de Penha é uma das maiores apoiadoras da Sociedade Esportiva Beira-Mar, não apenas como patrocinadora, mas também em parcerias como da escolinha de futebol que atende dezenas de crianças em Armação, no campo do Beira-Mar. “O Beira-Mar é uma porta de entrada para muitos jovens jogadores, e já tivemos até casos de alguns que chegaram a se profissionalizar”, lembra o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Carlos César de Souza. “O trabalho de base que eles tem feito é excelente não só do ponto de vista esportivo, mas também educacional, ajudando a propiciar uma atividade sadia para jovens e crianças”, elogiou. 

O legado do Beira Mar deixou um lindo rastro de formações de times de futebol nos Bairros e Empresas de Penha, durante esses 82 anos de sua existência. Equipes como Santa Lídia, Gravatá, Cohab, Penha, Krause, Estrela do Sul, Quincaludo, Antarctica, Vila São João, etc. tiveram suas existências registradas na História de Penha, através do esporte mais popular do mundo. Com certeza não caberiam todas estas histórias em apenas uma postagem, porém uma coisa sempre foi muito certa: todo menino nascido em Penha sempre teve um grande sonho, o de vestir e defender a camisa do Beira Mar!

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *